domingo, 26 de dezembro de 2010

60ª Reunião da ACTOP e Posse da nova Diretoria e Presidente MARCOS SANDOVAL



















No Ultimo Dia 18 De Dezembro se Reuniram os Conselheiros Tutelares para a 60ª Reunião Ordinário da ACTOP.


Nas Dependências do CIAMI – Centro Integrado De Atendimento A Melhor Idade.
no Municipio De Santa Terezinha De Itaipu.

Alem de promover a posse da nova diretoria com a liderança de




Marcos Sandoval, tambem ter a confraternização com as revelações de amigos secretos.
Homenagear as Pessoas que estiveram liderando esta associação ate então, também apoiar a nova liderança que esta assumindo A CTOP.


















Presidente da camara municipal de Santa Terezinha de Itaipu, Antonio Silva com Placa de homenagem ao lado de Maria Tereza.

A Mesa foi composta pelas autoridades municipais, representantes e políticos da região oeste.








Apresentação cultural de adolescentes que fazem parte de projetos para o desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes no município.



Prefeita Ana Carlessi com placa de homenagem na Reunião da ACTOP































































































Assim revelado o amigo secreto...



O almoço decorreu no terminal turístico da “Prainha”, popularmente dita.




Confraternização com sentimento de uma família









































Chegado dos CONSELHEIROS no terminal turistico da Prainha de Santa Terezinha

































sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Secretaria participa de caminhada pela prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes






Paraná reforça ações de proteção às crianças e adolescentes em função da Copa do Mundo




Uma caminhada na Rua XV de Novembro, o principal local de manifestações em Curitiba, marcou na manhã desta quinta-feira (09) o lançamento da Campanha
Um Gol pelos direitos de crianças e adolescentes
Exploração sexual não é turismo.
É crime, promovida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade de Brasília. Representantes de diversos órgãos das áreas de proteção à criança e ao adolescente de Curitiba estiveram na passeata, que começou na Praça Santos Andrade e foi até a Boca Maldita.
A coordenadora de Ações Protetivas da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Aline Pedrosa Fioravante, explicou que a campanha está sendo lançada nas 12 capitais brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil e é uma ação para atuar preventivamente no enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.


O lançamento da campanha ocorre após um longo período de preparação nas cidades-sede, com formação de multiplicadores, debate com participantes do setor público e privado do turismo em oficinas. “É muito importante contar com o apoio fundamental dos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que são setores essenciais para a notificação dos possíveis casos, além de reforçarem o trabalho de prevenção em cada um destes segmentos”, salientou Aline.

O secretário especial para a Copa do Mundo, Algaci Túlio, destacou a importância do papel do governo e da sociedade neste trabalho de prevenção: “Não podemos permitir que nossas crianças sejam alvo de turistas mal intencionados.

Esse é um trabalho diário de conscientização da população e, principalmente, daqueles que trabalham com o turismo no Paraná”, disse.


Durante a manifestação, além das secretarias de estado da Criança e da Juventude, Turismo, Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014, estiveram presentes órgãos da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, sindicatos dos segmentos de hotelaria e turismo e empresários.


Além de Curitiba, a Campanha Um Gol pelos direitos de crianças e adolescentes - Exploração sexual não é turismo. É crime foi lançada em manifestações em Brasília, no Rio de Janeiro, Salvador, Público da Bahia; em Belo Horizonte, em Manaus; em Recife; em Cuiabá, em Fortalez, e João Pessoa na Paraiba.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

59ª REUNIÃO ACTOP; ELEITA A NOVA DIRETORIA POR ACLAMAÇÃO





Nas dependências do INSTITUTO ALFREDO KAEFER que desenvolve e executa projetos sociais com o intuíto de estimular o aperfeiçoamento do cidadão – crianças,


adolescentes, adultos e da terceira idade, para a convivência harmoniosa das relações constituídas e do acesso aos seus direitos sociais, uma instituição sem fins lucrativos e tem, como objetivo estatutário.



Na data de 27 de novembro a ACTOP que era presidida por Maria Tereza Chaves, entrega através de eleição por aclamação a Presidência para a uma nova gestão que se inicia em 2011... a o



novo Presidente, Marcos Sandoval e seu fiel escudeiro Vanderlei.... os quais formaram a diretoria para a sua gestão.



A importância para a ACTOP, também foi o compromisso e apoio dos Deputados ELEITOS, a nível Estadual e Federal.







Durante a reunião, os representantes dos conselheiros tutelares da região oeste paranaense, através da associação, destacaram a importância da presença do Paraná no




5º Congresso nacional onde com conselheiros tutelares de todo o país com um ato público na Câmara Federal.


Durante o evento, as autoridades presentes assinaram um termo de compromisso com as reivindicações listadas pelos membros do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares.




A principal solicitação é a aprovação dos projetos de lei que prevêem a regulamentação da função.





























segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hino Nacional dos Conselheiros Tutelares

Deputado Estadual Eleito Leonaldo Paranhos "Parabéns a todos os Conselheiros pelo dia do Conselheiro Tutelar"

Dia Nacional do Conselheiro Tutelar



18 de Novembro é do Conselheiro Tutelar. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. E é possível não só afirma, mas, também reconhecer que efetivamente o Conselho Tutelar se constitui numa nova dimensão da democracia participativa brasileira.
Neste dia em que homenageamos estes profissionais que tanto zelam pelos direitos das crianças e adolescentes, é importante ressaltar a necessidade de novos avanços institucionais, como a elaboração de uma legislação específica que cuide da sua organização estrutural e funcional, assegurando assim, não só tratamento igualitário com os demais organismos que possuem destinação público-social, mas principalmente a possibilidade real de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Paranhos assumiu em campanha o compromisso, junto a ACTEP, Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Paraná, em reunião com representantes de conselhos de diversos municípios, de ser um representante da classe, bem como lutar para assegurar o cumprimento do estatuto da criança e do adolescente.
Parabéns a todos os Conselheiros Tutelares do Paraná.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010





De 16 a 20 de novembro esta sendo realizado em Luziânia - GO, o 5º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares.


Durante o congresso que tem como tema “Conselho Tutelar aí está, do tamanho do Brasil”, serão realizados debates, palestras e mini-cursos que discutirão assuntos relacionados a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.Em entrevista com alguns conselheiros antes do embarque.

O congresso possui uma grande importância. Ressaltaram que discutirão o papel que desempenham, os trabalhos em buscar as garantias de direitos e de uma sociedade que respeite as crianças e adolescentes, construindo assim, uma realidade mais equilibrada e justa.


O Estado do Paraná esteve presente com a delegação de 37 representes a regionais do estado e tambem das associações de conselheiros tutelares.


No dia do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, conselheiros de várias partes do país realizam ato público no Congresso Nacional.Na ocasião, será entregue uma carta para a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na intenção de que os legisladores se comprometam com a regulamentação da profissão e do aparelhamento do Conselhos propostas nos projetos de lei do Senado 119/08 e 278/09.

Ao todo participam cerca de mil conselheiros , representando as 27 unidades da federação.O evento, que também lembra o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, tem caráter formativo e visa promover o espaço para diálogo entre os conselheiros. Estão sendo realizados painéis com temáticas ligadas às práticas do cotidiano do profissional e realizados minicursos sobre assuntos voltados para a área da infância e adolescência.Segundo o representante de Relações Institucionais do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT), Paulo Roberto dos Santos, a realidade dos, aproximadamente, 40 mil conselheiros é muito difícil, “apesar de prefeitos e governadores começarem a ver a necessidade de investimento nessa área, as iniciativas ainda são muito tímidas”, explica. Faltam imóveis adequados, equipamentos de escritório, veículos e computadores. “Em alguns estados da região Norte, por exemplo, os conselheiros precisam de barcos para chegar até as crianças e adolescentes”, lembra o representante.

Outros fatores recentes, que vem tirando o sono dos Conselheiros, é a implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia CT Web). O sistema pretende fazer um banco de dados com todo o histórico de atendimento de crianças e adolescentes. Porém, para sua implantação, é necessário um computador de alta capacidade; questão que esbarra exatamente na falta de equipamentos. Além disso, os membros do FCNCT detectaram equívocos no processo de implantação do sistema, principalmente no que diz respeito ao conteúdo, que em alguns pontos diverge do que é estabelecido pelo ECA.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

59º Encontro- ACTOP Associação de Conselheiros Tutelares do Oeste Paranaense


CONVOCATÓRIA






Associação de Conselheiros Tutelares do Oeste Paranaense – ACTOP, vem CONVOCAR Vossa Senhoria para participar do
59º Encontro com
Eleições das Associações que realizar-se-á no dia 27 de novembro de 2010.
Local: Instituto Alfredo Kaefer, localizado na Rua Uruguai, s/nº (entre a Rua Rio Grande do Sul e São Paulo – fundos empresa Diplomata), centro, na cidade de Cascavel/PR.

Programação:

- 08:00 – Credenciamento e Café;
- 08:30 – Constituição da Mesa e abertura do evento;
- 09:00 – Homenagem alusiva ao Dia do Conselheiro Tutelar;
- 09:30 – Apresentação cultural;
- 10:00 – Eleição da Diretoria da ACTEP (salão 01);
- 10:00 – Eleição da Diretoria da ACTOP (salão 02);
- 11:00 – Apuração dos votos, proclamação do resultado e posse da ACTEP;
- 11:15 – Apuração dos votos e proclamação do resultado da ACTOP;
- 11:30 – Informe e encerramento;
- 12:00 – Almoço por Adesão.
- 13:00 – Tarde cultural no local do evento.

Ressalta que o edital de referida Eleição segue em anexo ao presente ofício, nele constando todas as formas em que será realizado o processo de Eleição da ACTOP.



A Presidente da ASSOCIAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO OESTE PARANAENTE - ACTOP, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto da Associação, convoca todos os seus associados para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada na data de 27 de Novembro de 2010, às 08:00 horas, tendo por local acima citado a a pauta:* Eleições da Diretoria e do Conselho Fiscal da ACTOP (GESTÃO 12/2010 A 12/2012).